Outro método utilizado para balanceamento de carga é o DNS (Domain Name System), também designado de Round Robin DNS, cujo funcionamento assenta na associação de múltiplos endereços a uma mesma referência de domínio, gerando desta forma traduções redundantes para esse domínio. É possível ainda, utilizar a técnica de delegação de responsabilidades criando subdomínios, geralmente associados a áreas ou a países. Esta técnica é recomendada quando os servidores se encontram fisicamente distantes (Exemplo 1 – Configuração DNS com delegação).

roundrobin

É uma solução simples e barata, que permite a conjugação de endereços públicos com endereços dinâmicos DDNS. No exemplo 1 é possível observar uma configuração de DNS com delegação.
Genericamente temos dois modos de configuração básica para o DNS, o sistema Round Robin, o mais comum, que pode e deve ser conjugado com um campo adicional de TTL(time to live), demonstrado no exemplo 2, incrementando a capacidade de detecção de falhas, otimização de resoluções, e o sistema de Scheduling algorithms que, dependendo dos algoritmos utilizados, irá ter um comportamento muito mais ajustado a realidade da situação de cada servidor [RFC 1974].

roundrobin2