Virtual Switching System (VSS) e Spaning Tree Protocol (STP)
Definido na norma IEEE 802.1D o STP (spaning tree protocol) é um protocolo que opera na camada 2, e que garante a criação de uma rede virtual imune a loops, apesar de fisicamente existir redundância entre as diversas ligações.
Quando se pretendem implementações de alta disponibilidade, estas são tecnologias que deverão estar sempre presentes, pois garantem fiabilidade e redundância das comunicações na camada 2, no momento da implementação da rede de dados, permitindo eliminar pontos críticos.
Atualmente, e com o desenvolvimento do VSS, a utilização do STP vai sendo minimizada, no entanto para soluções de harware mais antigas é ainda necessária.
O funcionamento do VSS é bastante mais simples do que o STP, sendo gerado um switch virtual que permite a abstração real da arquitetura da rede, sendo inclusive colmatadas desde logo algumas necessidades de alta disponibilidade na camada 3, disponibilizadas por protocolos como o Hot Standby Router Protocol (HSRP), Virtual Router Redundancy Protocol (VRRP), ou Gateway Load Balancing Protocol (GLBP).