Redundância na camada de Rede
Existem vários protocolos que permitem a implementação de redundância na camada de rede, entre os quais se destacam os Hot Standby Router Protocol (HSRP), Virtual Router Redundancy Protocol (VRRP), ou Gateway Load Balancing Protocol (GLBP).
O HSRP, descrito na RFC 228, é proprietário da empresa CISCO e apresenta como funcionalidade primária a implementação de uma solução de tolerância a falhas de gateways, permitindo a implementação de soluções de alta disponibilidade. Resumidamente, o HSRP assenta na criação de um router virtual, que se encontra atribuído consoante as prioridades configuradas, a um dos routers físicos em operação. A existência de falhas traduzem-se na redução dessa prioridade permitindo dessa forma a delegação de tarefas ao router seguinte na cadeia de prioridades. Para além desta funcionalidade, existe ainda a possibilidade de ser configurado com suporte para múltiplas instâncias, sendo então definido como MHSRP (Multi Hot Standby Router Protocol), agregando à capacidade de alta disponibilidade, já inerente, a funcionalidade de balanceamento de carga. [RFC 228]
Idêntico ao HSRP, tanto na configuração como no método de funcionamento, o protocolo livre VRRP é disponibilizado numa gama considerável de equipamentos de rede.
O GLBP, também proprietário da CISCO, expande as funcionalidades dos dois protocolos anteriores, proporcionando um balanceamento de carga dinâmico.
Nunca é demais referir que este tipo de protocolos não são disponibilizados nas gamas mais econômicas dos equipamentos de redes, sendo normalmente este tipo de soluções colmatadas com implementações de firewall.